segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Preparação para o Ingresso no Noviciado 2012


A formação a Vida Consagrada é um dos pontos central na proposta da Igreja, hoje somos Chamados a Iluminar, com a luz do Espírito, nossos Sentidos e Ações.

         1. A formação franciscana tem seu fundamento no encontro pessoal com o Senhor e inicia com o chamado de Deus e a decisão de cada um de seguir com São Francisco as pegadas de Cristo pobre e crucificado, como discípulo seu, sob a ação do Espírito Santo.

         2. A formação franciscana é um processo contínuo de crescimento e de conversão que compromete toda a vida da pessoa (cf. VC 65), chamada a desenvolver a própria dimensão humana, cristã e franciscana, vivendo radicalmente o santo Evangelho, em espírito de oração e devoção, em fraternidade e minoridade.
         3. O seguimento de Jesus Cristo, segundo a forma de São Francisco, leva os Franciscanos na providência de Deus, a comprometer-se com a Igreja vivendo o Carisma da Fraternidade de repetir o abraço de São Francisco de Assis no leproso de hoje e a pôr-se a serviço dos homens de nosso tempo, como mensageiro da reconciliação e da paz.
         4. A Ratio quer expor a “razão” – ou seja, o motivo, o fundamento, o princípio orientador e o sentido último – da vida e da formação de cada noviços, para dar unidade, coerência e gradualidade à ação formativa. Por isso, propõe-se identificar e compreender os conteúdos essenciais do carisma Franciscanos na providência de Deus, para que sejam encarnados com sempre maior autenticidade em nosso tempo.

Sendo assim o Noviciado é um tempo privilegiado, lugar de transição, momento novo na vida do vocacionado, é o primeiro passo concreto da vida Consagrada. Por isso a Santa Igreja pede para cada Instituto, que olhe e se dedique com carinho a esse processo tão belo formativo, na vida do individuo chamado. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário